quarta-feira, 2 de julho de 2014

GERAÇÃO DE OURO FINALMENTE EMPOLGA, BÉLGICA VENCE OS EUA E ESTÁ NAS QUARTAS

A Arena Fonte Nova foi palco de mais uma grande partida desta Copa do Mundo. Em campo, a geração de ouro belga precisava provar contra o qualificado time americano que tem capacidade de ir longe e realmente responderam a mídia em campo. Com um minuto de jogo o poder ofensivo dos belgas já levou trabalho. De Bruyne achou Origi, o atacante chutou na saída de Howard, que fez a primeira grande defesa do jogo. Os belgas tinham iniciativa para atacar e marcavam bem, diferente dos útlimos jogos, os diabos vermelhos tinham a intensidade que era esperada por todos. Na primeira chance que o time dos Estados Unidos teve com a bola, Bradley achou Dempsey, que chutou para defesa de Courtois, sem muita dificuldade. A resposta veio no lance seguinte, quando De Bruyne abriu espaço e chutou com perigo, mas para fora. Jones aproveitou escanteio para soltar a bomba, mas também atirou para fora. No finalzinho, Origi arma contra-ataque e serve De Bruyne, o meia chuta forte, mas para novamente em Howard. Com ritmo intenso, o primeiro tempo chegou ao fim.
Lukaku gol jogo Estados Unidos x Bélgica Arena Fonte Nova (Foto: Getty Images)
Howard evitou uma goleada (Foto: Getty)
A segunda etapa começou igual a primeira: Bélgica no ataque. Com dois minutos, De Bruyne cruzou na cabeça de Mertens, que parou em grande defesa de Howard. Os belgas pareciam não querer empatar. Alderweireld cruzou e Origi de cabeça acertou o travessão. Na sequência, Vertonghen invadiu a área e bateu, mas Howard fez mais uma boa defesa. O mesmo Vertonghen recebeu lançamento e pegou de primeira, mas a redonda acabou subindo demais. Dois minutos depois, Origi fez fila pela esquerda e serviu Mertens, o jogador belga deu de letra, na rede, mas pelo lado de fora. Os belgas eram agressivos em busca do gol, com ritmo intenso, em momentos colocavam os 10 jogadores de linha no campo de ataque. Witsel tentou chute da entrada da área e a bola passou tirando tinta da trave direita do gol americano. Em uma das raras aparições dos americanos, Dempsey, sempre ele, cortou para o meio e bateu, mas Courtois trabalhou com facilidade para defender. Em jogada de Mirallas, que veio para o jogo na vaga de Mertens, a bola sobrou para Origi, que chutou mas parou em Howard. A resposta veio novamente com Dempsey, em novo chute da entrada da área, que parou em nova defesa de Courtois. E o goleiro americano Howard segurava as pontas na defesa. Mirallas tocou na saída do goleirão, que com os pés operou mais um milagre na partida, que só seguia empatada porque os americanos tinham Howard em sua meta. Hazard soltou a bomba e Howard mais uma vez fez grande defesa. Aos 39, Origi tentou chute da entrada da área, uma bomba que Howard mais uma vez evitou que entrasse. Era um patrolamento em Salvador. Os belgas não tomavam conhecimento dos americanos, que passaram a depositar todas as energias no destaque do jogo, o goleiro Howard. No final, Hazard acertou a rede, pelo lado de fora, em chute de canhota. Em cruzamento de De Bruyne, Kompany pegou desajeitado, a bola ainda foi no cantinho e Howard apareceu para fazer novo milagre. E aos 47 minutos, os Estados Unidos, que tinham 5 finalizações contra quase 30 dos belgas, quase mataram a partida. Jones desviou na área e Wondolowski, embaixo da trave, perdeu a grande chance americana. Não havia tempo para mais nada e teríamos prorrogação, a quinta desta Copa.

Mais uma vez os belgas precisaram de dois minutos. Mas desta vez, a bola entrou. Lukaku, que entrou na vaga de Origi, disparou pela direita e serviu De Bruyne, o meia limpou a marcação e bateu no canto, desta vez a muralha Howard foi bloqueada: 1 a 0, festa dos diabos vermelhos na Fonte Nova. Os americanos teriam de se jogar ao ataque e os belgas, nada bobos, passaram a usar o contra-ataque veloz para agredir. Vertonghen recebeu livre, mas chutou fraco, para defesa de Howard. De Bruyne serviu Lukaku, que emendou de canhota, mas para fora. Mirallas fez boa tabela, invadiu a área e chutou cruzado, mas Howard salvou os americanos novamente. Aos 14 minutos, De Bruyne retribuiu a gentileza a Lukaku, que desta vez emendou para o fundo das redes americanas: 2 a 0, ampliada a vantagem belga e fim do primeiro tempo extra.
Bélgica comemoração jogo Estados Unidos (Foto: EFE)
Belgas comemoram segundo gol (Foto: EFE)
O atacante Green veio para o jogo no lado americano. E precisou de um minuto da segunda etapa para balançar as redes. Bradley lançou e o atacante pegou de primeira, um voleio que Courtois ainda tocou na redonda, mas não foi suficiente: 2 a 1, gol americano para incendiar de vez a partida em Salvador. Os americanos foram atrás do empate. Jones, dentro da área, jogou muito perto da trave, para fora. Os belgas não ficaram na defesa. Lukaku recebeu na entrada da área, limpou um e soltou a bomba, mas Howard fez mais uma grande defesa. Em ótima jogada ensaiada de falta, Bradley deixou Dempsey na cara do gol e desta vez foi Courtois quem operou um milagre, salvando o time belga. E o jogo não passou disso. Fim de papo, a nova geração belga, a geração de ouro, mostrou o seu poder, o futebol que todos estavam esperando, no lado americano, o goleiro Howard foi o grande destaque do jogo e salvou o time de sair goleado da Copa do Mundo. A Bélgica classificada, vai enfrentar a Argentina, por uma vaga na semi-final, no próximo Sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário