quinta-feira, 10 de julho de 2014

FINAL ESTRANGEIRA: DE UM LADO, O ORGANIZADO TIME ALEMÃO DO OUTRO A RAÇA DE UMA RETRANCADA ARGENTINA

Todos esperavam o Brasil na final da Copa do Mundo. Mas não ocorreu. Mesmo diante do país anfitrião ter ficado de fora da final, teremos um grande jogo de futebol, digno de final de Copa do Mundo. De um lado, a Alemanha, com seu futebol envolvente, simples e objetivo, a organização mostrada pelos alemães em campo é invejável, de modo que quando pensamos que eles estão abatidos, vem o golpe certeiro de um time que tem força em praticamente todos os setores e conta com um banco de reservas repleto de estrelas. Do outro lado, vimos uma Argentina que não empolgou, é verdade. Foram vitórias apertadas, muitas delas decididas pelo craque Lionel Messi. Mas essa é a arma que levou a Argentina até a final. O time de Sabella joga fechado na defesa, muitas vezes criticada por ser o ponto fraco do time, e aproveita os contra-ataques na velocidade de Messi, Aguero e Higuaín. Muitos podem dizer que os hermanos não terão chances contra a grande seleção alemã. Porém, a Argentina deve esperar a Alemanha no jogo de Domingo, o que deixa muitas dúvidas sobre como será o andamento da partida, já que a Alemanha, quando teve que tomar a iniciativa, nas oitavas-de-final, diante da Argélia, deixou buracos na defesa e só conseguiu vencer os argelinos na prorrogação. Na história, os confrontos em Copas do Mundo dão um grande favoritismo ao time alemão, apesar do empate em vitórias nas decisões de título. Confira os números do confronto em Copas do Mundo:

FASE DE GRUPOS - Em fase de grupos, foram dois confrontos. Um empate em 0 a 0 e uma vitória da Alemanha por 3 a 1.

FASE ELIMINATÓRIA - Na Copa de 1986, no México, os hermanos venceram os alemães na final e garantiram o título mundial pelo placar de 3 a 2. Quatro anos depois, na Itália, em 1990, nova final entre as duas equipes e desta vez o time alemão levou o título mundial pelo placar de 1 a 0. As duas seleções voltaram a se enfrentar na Copa da Alemanha, em 2006. Jogando em casa, os alemães eliminaram os argentinos nas quartas-de-final, com vitória nos pênaltis após empate em 1 a 1. Em 2010, na África do Sul, a Alemanha simplesmente atropelou a Argentina, 4 a 0, eliminando os hermanos novamente nas quartas-de-final. Então, em Copas, são 4 vitórias da Alemanha, 1 empate e apenas 1 vitória da Argentina.

Maradona em 86 e Matthäus em 90: O desempate será no Brasil (Foto: Globoesporte)
A campanha nesta Copa do Mundo foi a seguinte: Os hermanos passaram em primeiro lugar do grupo F, com três vitórias, seis gols marcados e três sofridos. Já os alemães, não alcançaram 100%, pois empataram com Gana, o que totalizou duas vitórias, um empate, sete gols marcados e apenas dois sofridos. Nas oitavas-de-final, a Argentina sofreu para derrotar a Suíça, com gol no finalzinho da prorrogação. Os alemães também derrotaram a Argélia na prorrogação, pelo placar de 2 a 1. Nas quartas, os hermanos bateram a Bélgica, por 1 a o e os alemães também venceram a França por 1 a 0. Na semi-final, a Argentina derrotou a Holanda nas penalidades, enquanto a Alemanha atropelou a seleção brasileira pelo placar de 7 a 1. Então, a campanha dos dois finalistas ficou assim:

Argentina: 4 vitórias no tempo normal, 1 na prorrogação e 1 nos pênaltis. 8 gols marcados e 3 sofridos.

Alemanha: 4 vitórias no tempo normal, 1 na prorrogação e 1 empate. 17 gols marcados e 4 sofridos.

No Domingo, às 16h, no estádio Maracanã, Alemanha e Argentina entram em campo para decidir a Copa das Copas, com promessa de um jogão de futebol, onde fica a dúvida, se prevalecerá a qualidade superior do organizado time alemão ou a retranca e os rápidos contra-golpes da seleção de Messi. Maradona ergueu a taça para a Argentina em 1986, Lothar Matthäus para a Alemanha em 1990 e agora, quem levantará a taça: Philipp Lahm ou Lionel Messi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário