segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GRÊMIO - A HISTÓRIA DE UM IMORTAL

2004 foi um ano conturbado par ao Grêmio. Terminar em ultimo lugar o Campeonato Brasileiro de 2004 e cair para a Série B não é facil para um time grande. O Grêmio sofreu com o rebaixamento, mas contou com o apoio de sua fanatica torcida para erguer a cabeça e disputar a série B em 2005.

Série B. Não foi fácil, o Grêmio teve altos e baixos na competição. Derrotas humilhantes como os 4 x 0 pelo Anapolina, mas também vitórias incriveis como o 4 x 3 contra o Ceará.

O Caminho foi duro até chegar ao quadrangular final. Dia 26/11/2005, Grêmio enfrentava o Nautico, no ultimo jogo da Série B. Dois penaltis contra, sete jogadores em campo, nada impediu que o Grêmio vencesse por 1 x 0 e voltasse a elite do futebol brasileiro.

2006 começou bem. Campeão Gaúcho, o Grêmio fez uma grande campanha no Brasileirão, chegando em 3º e classificando-se para a Libertadores de 2007.

2007, título gaúcho só deu energias para a disputa da Libertadores. E que campanha ! Grêmio passou da primeira fase, eliminou o então vice-campeão da competição e atual campeão brasileiro São Paulo nas Oitavas, depois passou sofrido nos penaltis contra o Defensor nas Quartas. Na semi-final, mais sofrimento. Derrota de 3 x 1 par ao Santos na vila e graças ao gol salvador de Diego Souza, o Grêmio estava na final. Aí veio a decepção. Derrota para o Boca Juniors e perda do titulo de 2007. Campanha razoável no Brasileirão daquele ano.

Em 2008, Vice-Campeão Brasileiro, o Grêmio garantiu vaga na Libertadores de 2009. Mais uma boa campanha em 2009 na Libertadores, até encontra o Cruzeiro nas Semi-Finais, onde foi eliminado.

2010 começou bem par ao Grêmio, Campeão Gaúcho, sobre seu rival Inter. Na Copa do Brasil, o Grêmio só parou na Semi-Final, eliminado pelo então campeão Santos. Começava aí, o drama tricolor.

Muitas rodadas no rebaixamento do Brasileirão, o time era desacreditado, era dado como certo um ano ruim, com perigo de rebaixamento. Eis então, que dia 10/08/2010, ás 14 horas e 7 minutos, Renato Gaúcho é confirmado como novo técnico do Grêmio, contratado para o lugar de Silas. Começava outro campeonato para o Grêmio. Começou o segundo turno muito bem, tendo a melhor campanha do mesmo ao lado do Cruzeiro, O Grêmio começou a subir, subir na tabela, evoluir seu futebol, com o apoio da torcida que jamais o abandonou, chegou a ultima rodada com a chance de um empate com o Botafogo, para garantir sua possivel vaga na Libertadores. O Grêmio venceu, mas ainda precisava da derrota do Goiás na final da Copa Sul-Americana, para ir para a libertadores.

Quarta-Feira, 08/12/2010, a decisão. Naquele dia, o coração de cada torcedor gremista bateu mais forte, as emoções foram fortes. Quando o Independiente fez o primeiro gol, euforia da torcida tricolor pelo Brasil a fora. Mas durou pouco, o nervosismo voltou quando o Goiás empatou. O time argentino ainda fez 3 x 1, mas o Goiás segurava o jogo e os gremistas cada vez mais nervosos em frente a TV. Decisão por penaltis. Ninguém imaginava sofrer tanto. Penalti lá e cá, até que a cobrança de Felipe explodiu na trave do goleiro do Independiente, balançando o coração dos gremistas. Era meio pé na Libertadores. E quando o argentino Tuzzio, carimbou as redes do estadio Libertadores da América, em Avellaneda na Argentina, estava decretado: O Independiente era campeão da Copa Sul-Americana e o Grêmio, depois de tanto sofrimento, estava garantido na fase pré-libertadores.

Agora, basta o tricolor vencer o Liverpool do Uruguai pela Pré-Libertadores para estar em definitivo na Libertadores e quem sabe aí, com todo apoio de sua torcida, brigar pelo título da Taça Libertadores de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário